Rita Mota, Jéssica Carneiro e Cláudia Pinto, bolseiras de investigação do CEOS.PP, participaram no seminário Trajetórias e Dinâmicas Migratórias no Porto, que assinalou o culminar da primeira fase de investigação do Projeto MIGAP.
O Projeto MIGAP - MigrAção no Porto, que conta com o apoio do CEOS.PP, promoveu o Seminário Internacional Trajetórias e Dinâmicas Migratórias no Porto, no dia 10 de dezembro, data em que se celebrou o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O projeto MIGAP teve início em março de 2024 com o intuito de compreender as dinâmicas migratórias das pessoas migrantes residentes no Grande Porto. Neste sentido, os membros da equipa MIGAP contactaram vários migrantes, de diferentes nacionalidades, para, junto deles, entender as suas vivências individuais e coletivas, com o objetivo de analisar os desafios enfrentados durante o processo de integração e as estratégias de adaptação que adotaram.
Os resultados deste primeiro estudo foram apresentados no dia 10 de dezembro de 2024, na Universidade da Maia, durante o Seminário Internacional Trajetórias e Dinâmicas Migratórias no Porto. Além disso, foi identificado o perfil sociodemográfico dos participantes, servindo de ponto de partida para a segunda parte do trabalho.
Rita Mota, Jéssica Carneiro e Cláudia Pinto, bolseiras de investigação do CEOS.PP e membros da equipa MIGAP, marcaram presença no evento, que assinalou o culminar do estudo.