Investigadora do CEOS.PP em destaque no Jornal Faro de Vigo
- CEOS.PP

- 8 hours ago
- 1 min read
Cristina Cardoso, investigadora do CEOS.PP, concluiu, recentemente, o Doutoramento em Comunicação na Universidade de Vigo. O estudo que desenvolveu, destacado no Jornal Faro de Vigo, analisou o impacto das campanhas publicitárias no comportamento das consumidoras, com foco na prevenção do cancro da mama.

Na entrevista ao Jornal Faro de Vigo, Cristina Cardoso revelou que a sua investigação analisou o impacto de ações publicitárias de três marcas – Ausonia, C&A e Intimissimi – junto de 60 mulheres, entre os 20 e os 64 anos, e concluiu que, embora as campanhas incentivem a realização de autoexames e reforcem a prevenção, muitas recorrem a narrativas idealizadas e excessivamente positivas, protagonizadas por mulheres atraentes e famosas, o que reduz a perceção da realidade da doença.
A amostra destaca a necessidade de incluir todas as fases do cancro, bem como testemunhos de mulheres reais e de profissionais de saúde, além de informação prática sobre exames e prevenção. A investigadora sublinha que, em Portugal, o desconhecimento das campanhas é maior nas regiões interiores e que o medo do diagnóstico continua a ser uma barreira.
O estudo revela ainda diferenças entre países: as espanholas estão mais familiarizadas com as ações de prevenção, devido à maior tradição de campanhas.
