Investigadora do CEOS.PP foi oradora nas VI Jornadas Científicas do Mestrado em Contabilidade e Finanças da APNOR
- CEOS.PP

- 11 de jun.
- 1 min de leitura
Cláudia Teixeira, docente do ISCAP e investigadora do CEOS.PP, apresentou a comunicação O Ensino da Contabilidade na Atualidade: Potencial e Impacto, VI Jornadas Científicas do Mestrado em Contabilidade e Finanças da APNOR, dedicadas ao tema Desafios da Inteligência Artificial na Contabilidade e nas Finanças.

As VI Jornadas Científicas do Mestrado em Contabilidade e Finanças da APNOR, que decorreram no dia 31 de maio, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), reuniram mais de 70 participantes, entre estudantes e docentes das instituições parceiras da APNOR: o IPCA, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Ao longo do dia, promoveu-se um espaço dinâmico de partilha, reflexão e debate sobre os impactos e oportunidades que a Inteligência Artificial (IA) representa para as áreas da contabilidade e das finanças.
Um dos destaques da sessão plenária foi a intervenção da docente do ISCAP e investigadora do CEOS.PP, Cláudia Teixeira, que apresentou a comunicação intitulada O Ensino da Contabilidade na Atualidade: Potencial e Impacto. Esta análise foi realizada com base na literatura (e.g. Ballantine et al., 2024; QAA, 2025), nas atividades e recursos desenvolvidos pelas associações profissionais (e.g. ICAEW) e redes de investigação em contabilidade (e.g. BAFA, EAA, GRUDIS); e debate em torno do recurso à IA no contexto do no ensino superior (e.g. The Times Higher Education).
As VI Jornadas Científicas do Mestrado em Contabilidade e Finanças da APNOR consolidaram-se, assim, como um fórum de excelência para a atualização científica, a reflexão crítica e a discussão sobre os desafios emergentes da era digital no ensino e na prática da contabilidade e das finanças.




Comentários