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Capítulo
Remondes, J. (2022). Social Media Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 179-203). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0020ch
Social Media Marketing
Jorge Remondes Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Keywords:
Palavras-chave:
Social media marketing, marketing communication strategy, audiences, strategic planning process
Social media marketing, estratégia de comunicação de marketing, públicos, processo de planeamento estratégico
Source Title Tópicos de Marketing Digital
Date 2022
Abstract
As organizações têm hoje o desafio de integrar eficazmente os social media na sua estratégia de comunicação de marketing. O consumo de redes sociais e plataformas digitais cresce no mundo, na Europa e em Portugal, estando os consumidores, independentemente das diferenças geracionais existentes, mais conhecedores e experimentados na sua utilização. Por isso, a utilização adequada dos social media é estratégica para potenciar uma comunicação eficaz junto dos públicos-alvo das marcas. Os social media, principalmente as redes sociais, permitem ainda desenvolver transações, facto que tem implicações na configuração atual dos modelos de negócio. O desafio começa pelo planeamento estratégico de social media marketing, seguido do planeamento tático, que, fruto da acelerada evolução tecnológica, das mudanças no comportamento do consumidor e das reações da concorrência, deverá ser revisto e atualizado continuamente. A operacionalização das estratégias adotadas implica por isso uma monitorização adequada. Os social media são hoje meios através dos quais os públicos têm a expectativa de ser informados, comunicar e até mesmo comprar. Neste contexto, micro, pequenas, médias e grandes empresas e instituições, figuras públicas e profissionais, devem aproveitar as potencialidades que os recursos dos social media oferecem para fazerem marketing e comunicação melhor do que a concorrência. Este capítulo inicia com a apresentação de conceitos básicos de social media marketing, prosseguindo com uma análise do processo de planeamento estratégico e tático, com referência a estratégias de social media marketing alternativas. Segue-se uma abordagem a técnicas de marketing digital e campanhas para as principais redes sociais. Quase a terminar, identificam-se as principais métricas e ferramentas úteis para gestão de redes sociais. O capítulo termina com a apresentação das principais conclusões sobre social media marketing. Livros técnicos, artigos científicos, websites, conhecimentos e experiências serviram de base à estrutura e desenvolvimento deste capítulo.
Citation
Remondes, J. (2022). Social Media Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 179-203). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0020ch
Título de Origem Tópicos de Marketing Digital
Data 2022
Resumo
As organizações têm hoje o desafio de integrar eficazmente os social media na sua estratégia de comunicação de marketing. O consumo de redes sociais e plataformas digitais cresce no mundo, na Europa e em Portugal, estando os consumidores, independentemente das diferenças geracionais existentes, mais conhecedores e experimentados na sua utilização. Por isso, a utilização adequada dos social media é estratégica para potenciar uma comunicação eficaz junto dos públicos-alvo das marcas. Os social media, principalmente as redes sociais, permitem ainda desenvolver transações, facto que tem implicações na configuração atual dos modelos de negócio. O desafio começa pelo planeamento estratégico de social media marketing, seguido do planeamento tático, que, fruto da acelerada evolução tecnológica, das mudanças no comportamento do consumidor e das reações da concorrência, deverá ser revisto e atualizado continuamente. A operacionalização das estratégias adotadas implica por isso uma monitorização adequada. Os social media são hoje meios através dos quais os públicos têm a expectativa de ser informados, comunicar e até mesmo comprar. Neste contexto, micro, pequenas, médias e grandes empresas e instituições, figuras públicas e profissionais, devem aproveitar as potencialidades que os recursos dos social media oferecem para fazerem marketing e comunicação melhor do que a concorrência. Este capítulo inicia com a apresentação de conceitos básicos de social media marketing, prosseguindo com uma análise do processo de planeamento estratégico e tático, com referência a estratégias de social media marketing alternativas. Segue-se uma abordagem a técnicas de marketing digital e campanhas para as principais redes sociais. Quase a terminar, identificam-se as principais métricas e ferramentas úteis para gestão de redes sociais. O capítulo termina com a apresentação das principais conclusões sobre social media marketing. Livros técnicos, artigos científicos, websites, conhecimentos e experiências serviram de base à estrutura e desenvolvimento deste capítulo.
Citação
Remondes, J. (2022). Social Media Marketing. In Teixeira, S. & Freitas Santos, J. (Orgs.). Tópicos de Marketing Digital (pp. 179-203). Porto. CEOS Edições, https://doi.org/10.56002/ceos.0020ch
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